sábado, 28 de dezembro de 2013

ESFIHA DE CARNE SEM GLUTÉN E SEM LEITE/LACTOSE!



Para quem não sabe, a pouquíssimo tempo descobri que sou intolerante ao Glúten, ao Leite e a Soja, foi horrível para mim.. do nada ter que cortar tudo que eu mais gostava de comer e preparar.. A primeiro instante perdi a vontade de cozinhar.. Até que descobri os mix de farinha glúten free e os meus "dotes culinários" voltaram a aflorar rsrs

Essa receita eu achei no site Menu sem Glúten, e quem preparou para mim foi a minha mamis linda, uma cozinheira de mão cheia!

Como eu não tinha em mente postar no blog, só tenho essa imagem que postei nas minhas redes sociais (instagramface e twitter)..

E serio, mesmo quem não for intolerante vale a pena provar.. fica muitoooooo bom.. a macinha fica fininha, é uma delícia!! 
Na minha opinião mais gostoso do que a com farinha de trigo (relembrando o sabor de quando eu podia comer! )

MASSA

EM UM RECIPIENTE MISTURE
 1 ½ xícara de polvilho doce 
1 xícara de farinha de arroz
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 sache de fermento biológico para pão
2 colheres de café de goma xantana

Misture tudo e reserve.


ENQUANTO ISSO LEVE AO FOGO
300ml de água
 6 colheres de polvilho doce

Mexa até virar uma goma transparente.. desligue o forno e reserve para esfriar.


FAÇA UM BURACO NO MEIO DA MISTURINHA DE FARINHA E ADICIONE
1 colher de sal
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de margarina (a margarina da Delícia de Canola não tem leite)

Misture bem e adicione a goma feita com a farinha de polvilho já fria, e vai amassando com as mãos, se necessário vai adicionando aos poucos mais farinha de arroz até a massa ficar lisinha e não grudar mais na mão (vai em média mais uma xícara) e a massa está pronta! É só deixar repousar um pouquinho enquanto faz o recheio..

OBS. Tanto a goma xantana como as farinhas você encontra em qualquer loja de produtos naturais.. Aqui eu comprei no Mundo Verde do Tivoli Shopping, mais você pode achar também no Coisas da Terra no centro de Americana.


RECHEIO

1Kg de carne moída
1 cebola grande cortada em cubos
½ cabeça de alho
100g de azeitonas cortadas
3 tomates cortado em cubinhos
Óleo para fritar o alho e a cebola
Azeite para finalizar
Sal a gosto

Frite o alho e acebola, adicione a carne (tem que ficar mexendo para não empelotar), depois que a carne estiver cozida e soltinha adicione o sal (minha mãe diz que se coloca o sal antes a carne empelota mais, por isso coloco só depois!) ai espera aquela água que junta secar.. Depois adicione as azeitonas e desligue o fogo.. finalize com um fiozinho de azeite e reserve, até a carne esfriar, e por último adicione o tomate, é ele quem vai deixar nossas esfihas com um recheio molhadinho..


PARA MONTAR A ESFIHA É FÁCIL, MAIS PRECISA TER PACIÊNCIA!
Com um rolo de madeira você abre a massa até ela ficar bem fininha (não precisa abrir a massa toda de uma vez, vai cortando pedaços da massa e abrindo aos poucos) ai com um recipiente redondo corte a massa (eu usei a boca de uma caneca de tomar leite, achei o tamanho ótimo!), ai você recheia e junta os três cantinhos formando a esfihinha, ai é só ir acomodando elas em uma assadeira untada com óleo!


PARA FINALIZAR
2 gemas peneirada
2 colheres de sopa de óleo
Uma pitada de sal

Misture tudo e com um pincel, ou com o próprio dedo mesmo (porque  massa é muito delicadinha e pode furar) passe em cima das esfihinhas essa meléquinha, e leve para o forno (que deve estar pré aquecido) e espere a massa assar e ficar douradinha!




2 comentários:

  1. Tudo bom? Fiz essa receita e ficou maravilhosa. Porém fiz outras duas vezes que não deram certo, a massa ficou mole e mesmo tentando colocar mais farinha de arroz, não consegui liga. Você consegue imaginar o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom? Fiz essa receita e ficou maravilhosa. Porém fiz outras duas vezes que não deram certo, a massa ficou mole e mesmo tentando colocar mais farinha de arroz, não consegui liga. Você consegue imaginar o que está acontecendo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...